O CURSO – PPGSF

Sobre o Programa

O Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família, com área de concentração em Saúde da Família é vinculado ao Instituto Integrado de Saúde (INISA), da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Curso funciona na modalidade semipresencial e é organizado no modelo interdisciplinar de ensino, pesquisa e orientação.

O prazo mínimo para a conclusão do Mestrado é de doze meses, e o máximo é de vinte e quatro meses, podendo ser prorrogado em até seis meses, condicionado à aprovação do Colegiado de Curso.

Área de Concentração

• Saúde da Família.

Linhas de Pesquisa

• Avaliação de Políticas Públicas em Atenção Primária à Saúde: contempla a produção de saberes e práticas avaliativas que abordem modelos interdisciplinares em prevenção de doenças e promoção da saúde, tendo como foco a APS/ESF, estudos que investiguem processos, resultados e/ou impacto de políticas públicas, ações e programas no campo de práticas APS/ESF.
  • Diagnósticos Locais e Atenção à Saúde da Família: contempla ferramentas analíticas para o diagnóstico de necessidades, demandas e utilização dos serviços de atenção primária à saúde; estudos sobre a resolutividade de práticas de saúde; pesquisas descritivas e analíticas da multicausalidade do processo saúde-doença e do conjunto de conhecimentos envolvidos na formulação e reorganização dos modelos, tecnologias e práticas de atenção à saúde, no âmbito da atenção básica, com foco na Estratégia Saúde da Família.

Objetivos

O objetivo do Curso é promover a capacitação técnico-profissional, docente ou de pesquisa em Atenção Primária em Saúde (APS), com aprofundamento de conhecimentos e técnicas de pesquisa científica, acadêmica ou artística, bem como o desenvolvimento de habilidades para executar pesquisas operacionais e desenvolver processos, produtos e metodologias na área.