Trabalho apresentado por residente do PREMUS-CCI é premiado em evento
Postado por: Jacy Eliza de Toledo
“O 19° Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado entre 25 e 28 de novembro em Foz do Iguaçu-PR, com o tema “Hanseníase na Tríplice Fronteira”, reforçou que a hanseníase permanece como um grande desafio para a saúde pública no Brasil.
O trabalho intitulado “Hanseníase: Tratamento Além do Tratamento” apresentado pela enfermeira e residente do Programa de Residência Multiprofissional e Cuidados Continuados Integrados (PREMUS-CCI) Flávia Cibele Romeiro Mozer foi premiado com o 3º lugar na categoria História, Direitos Humanos e Ciências Sociais, além de garantir sua publicação nos anais do evento, na Hansenologia Internationalis.
A pesquisa apresenta a vivência da equipe multidisciplinar na criação e manutenção do grupo Roda de Amigos, iniciativa que promove o acompanhamento contínuo e o empoderamento de pacientes em tratamento, pós-tratamento e de seus familiares. O estudo evidencia a importância de investir em ações que valorizem não apenas a cura física, mas também a dignidade, o bem-estar e o fortalecimento emocional das pessoas acometidas pela hanseníase. Ademais, reforça que o combate ao preconceito é tão essencial quanto o tratamento medicamentoso, ampliando o debate sobre políticas de cuidado humanizado.
O trabalho teve como coautores Augusto Afonso de Campos Brasil Filho, Camila Galvão dos Santos, Edivânia Anacleto Pinheiro Simões, Fabiana Nunes Carvalho Pisano, Gabriella Pais Pellizzer, Jean Paulo Bom Ferreira, Marilza Morais da Cunha, Michael Willian Da Costa Cabanha, Rejane Sampaio Ramos e Welber Souza Vilela.
A coordenação do PREMUS-CCI parabeniza os autores pela apresentação e premiação”.

Compartilhe:
